O nosso orador, nascido em Lousã a 27.04.1965, casado e com dois filhos, reside em Granja, São Félix da Marinha, Vila Nova de Gaia.

Formação Académica:
- Ensino secundário na Escola Avelar Brotero e Liceu Infanta D. Maria em Coimbra.
1995-Curso de programação na escola de formação TECLA em Coimbra
1997/98 Pós Graduação em direito da Comunicação na Universidade de Coimbra, concluída com 13 valores
1990- Formação em discurso televisivo no Centro de formação da RTP
1991- Formação “A importância do texto e da imagem em TV”- Centro de formação da RTP
1991- Formação em realização no Centro de Formação da RTP.
1992- Formação em linguagem gráfica- Centro de Formação da RTP e parceiros tecnológicos
1992/2015 -Inúmeras formação e atualizações temáticas, com especial incidência nas novas plataformas e nos conceitos de imagem e linguagem televisiva.
2012- Frequência da licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro ( Ainda por completar)
Autor do romance histórico “Dom João I“ e do livro de reportagem, “O Último Dakar em África”

Formação e Atividade Profissional:
1986 - Começou a atividade no jornalismo na RDP em Coimbra, como colaborador em diversos programas de informação, realizando centenas de reportagens na região centro
1988 - É fundador da Radio Actividade em Coimbra que seria uma das mais influentes estações da região centro. Participa no processo de conceção, tendo desempenhado funções de chefia de redação, com capacidade para definir conteúdos e gerir as equipas de profissionais. Participou no processo de debate sobre a lei das rádios locais e depois em todo o processo de licenciamento.
1989 - Vai para o Porto trabalhar na equipa de desenvolvimento de conteúdos da SONAE de onde nasceria da Rádio Nova e o Público. Participa ativamente na conceção da estratégia deste grupo para a comunicação social, com estudos, experiencias, novas linhas de informação, escolha de tecnologias, seleção de quadros para a redação. Na Rádio Nova desempenha os papéis de repórter, editor, coordenador de equipas e por fim de Diretor de informação no ano 2000 e 2001.
- Em 1990 começa a colaborar regularmente com a RTP, fazendo diversos cursos de formação em edição de imagem e texto televisivo no centro de formação da RTP. Integra equipas de desenvolvimento de novas tecnologias, nomeadamente na integração do sistema ENPS e na edição não linear. Assume também o papel de formador nestas tecnologias.

Apresenta programas como:
1990- Notícias da manhã
1993,1994,1995 - Semana ao Sábado na RTP2
1998,1999,2000-Jornal 2
2001/2014 Jornal da Tarde na RTP1
Foi enviado especial às eleições de Angola, África do Sul, diversas vezes a Timor, esteve nos Balcans nos conflitos da Eslovénia, Bósnia, Croácia, fez reportagem na desagregação da Albânia e no Kosovo. Esteve cerca de um mês no Iraque no momento da queda de Saddam Hussein, percorrendo praticamente todo o território. Acompanhou chefes de estado e de governo em diversas cimeiras europeias, nomeadamente a de Dublin, estratégica para a união Europeia
Na RTP desempenhou funções de repórter, apresentador, coordenador ( Jornal da Tarde, Jornal 2, Telejornal, RTP Informação), editor( Jornal da Tarde, Telejornal, editor executivo(Gestão de todos os recursos da redação norte da RTP e definição de conteúdos dos diversos espaços informativos) e é neste momento editor chefe na RTP, coordenando todas as equipas de reportagem, definindo conteúdos dos servições de informação, supervisionando o trabalhos dos coordenadores dos diversos programas, em articulação com a direção de informação. Planifica e coordena as grandes operações informativas.
2011/2013- Vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas onde teve a pasta da formação e inovação. 2013- Participou no congresso EU- Lac que junta os editores dos principais órgãos de comunicação social da Europa e da América Latina. Teve várias intervenções nos painéis de novos conceitos de informação e na importância da imagem nas diversas plataformas e faz parte do grupo de trabalho desta fundação para o desenvolvimento de novos conceitos e para a inovação tecnológica. Este será um ano de novo congresso de onde deverá sair um documento sobre os jornais digitais e os desafios da televisão na NET.
2014/2015 - Colunista do jornal i, onde escreve sobre os grandes temas deste nosso mundo à sexta-feira.
2014/2015/2016/2107 - É autor do atual modelo do Jornal 2 que apresenta e coordena diariamente na RTP2, produto líder de informação no segmento das 21.30 horas. Este jornal é um dos mais inovadores da televisão portuguesa, apresentando novos conceitos na linguagem, imagem, linha gráfica e nas abordagens a cada tema.
Foi igualmente autor de diversos programas na RTP, nomeadamente o 24 horas da RTP2, tendo participado ativamente em todos os passos do seu desenvolvimento, desde o cenário, passando pela linha gráfica e pelos conteúdos.
Tem formação específica em edição, realização, produção de programas de televisão, dominando todas as áreas de informação televisiva, participando frequentemente em formações promovidas pelo Centro de Formação na RTP e parceiros de desenvolvimento das inúmeras aplicações informáticas ao dispor da empresa.
2017- Reportagem na republica centro Africana sobre crise humanitária e intervenção das forças da ONU.