A nossa oradora, Marina Paula Ferreira Lucas Prior, nasceu a 24 de março de 1981 em Coimbra. Reside e trabalha em Figueiró dos Vinhos. Frequentou o ensino até ao 9º ano de escolaridade em Figueiró.

Desde muito cedo manifestou grandes aptidões, gosto e empatia pelas artes, tendo enveredado aos 14 anos pelo ramo educacional artístico na Escola Secundária Avelar Brotero. Passou, então, a residir em Coimbra. Terminado o ensino secundário, ingressa na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, no curso de Artes Plásticas e finaliza a licenciatura em 2005.

Após a conclusão do curso, regressa a Figueiró dos Vinhos, onde faz estágio profissional na Santa Casa da Misericórdia, mais precisamente, no Centro Comunitário. Aí, dinamizou o ATL e, paralelamente, integrou o Curso de Formação de Formadores da Escola Egas Moniz de Leiria, começando assim a dar formação até à data em vários locais da zona centro do país por entidades de formação como a Profiforma, ETP SICÓ, entre outras. Em 2006, concorre, através do Município, às Atividades de Enriquecimento Curricular Expressões Artísticas, sendo selecionada. De 2009 a 2011, frequenta o Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 2º, 3º ciclo e Secundário, pela Universidade de Aveiro que lhe confere igualmente a profissionalização. Funcionária até à data do Município, continua a lecionar Expressões Artísticas (AEC) no Agrupamento de Escolas e, desde 2014, que exerce funções de apoio na dinamização de atividades no Museu e Centro de Artes e Gabinete de Apoio à Cultura. De um modo geral, continua a ter grande proximidade com a arte, participando em exposições. A pintura é aquela que mais a fascina. Contudo, os últimos trabalhos artísticos realizados estão ligados à escultura e Arte Urbana, concebidos para o Festival Internacional de Pesca que teve lugar em Figueiró dos Vinhos, cujas obras permanecem expostas no centro da Vila. Exposições



- Projeto de Arte Urbana; “FishTrail”, Figueiró dos Vinhos, 2016/17.
- Museu e Centro de Artes; “ A Arte Hoje em Figueiró”, Figueiró dos Vinhos, 20017.
- Casulo de José Malhoa; “Exposição de Pintura Colectiva de Artistas”, Figueiró dos Vinhos, 2008.
- Museu Municipal de Alvaiázere; “Caminho de Essência”, Alvaiázere, 2008.
- Participação na 2ª edição do Concurso de Pintura e Desenho; “Traços de Vila de Rei”, Vila de Rei, 2008.
- Participação no 1º Concurso de Fotografia, “Um Olhar sobre Figueiró dos Vinhos”, Casa da Juventude, Figueiró dos Vinhos, 2008.
- Casa da Cultura – sala Pimenta Nunes; “Pintura no Feminino”, Figueiró dos Vinhos, 2008.
- Exposição de Artes Plásticas “ESAD CALDAS”, exposição de alunos finalistas da Escola Superior de Artes e Design, numa fábrica inativa denominada CERES, Caldas da Rainha, 2005.
- Intervenção Plástica no CALDAS LATE NIGHT, denominado “A Nossa Alegre Casinha”, Caldas da Rainha, Maio de 2005.
- Exposição de Artes Plásticas; “Luz do Oriente”, no Pavilhão Municipal de Exposições da Lousã, 2004. - Casa da Cultura – Sala Pimenta Nunes; “A Reciclagem”, Figueiró dos Vinhos, 2003.
- Posto de Turismo de Pedrógão Grande; “O Mundo Rural”, 2002.
- Exposição Internacional de Artes Plásticas; “Arte em Dois Tons”, no Pavilhão Municipal de Exposições da Lousã, 2001.
- Casa da Cultura – Sala Pimenta Nunes; “Ao Encontro da Natureza”, Figueiró dos Vinhos, 1995.